segunda-feira, 25 de julho de 2011

- Entrevista com a poetisa Camila Paula ( Macabéa de La Mancha )

 Danny: Você é fã do Chico Buarque a ponto de colecionar várias coisas sobre ele? Camila: Eu adoro Chico, mas não tenho muita coisa dele não, só alguns discos. (risinhos) E uma admiração sem tamanho.
Danny: você aprendeu a falar Macabês antes de ser uma Macabéa? (me expressei mal) Como assim?
Danny: Você tem suas próprias gírias isso é considerado uma língua (não seria dialeto? E que gírias são essas?), então batizei de Macabéano (linguagem comum de Macabéas, mas ela é a Macabéa de La Mancha não uma mera Macabéa e eu fui burra =/)
A minha Macabéa não existe sem o Dom Quixote - aprendi a sentir, falar, respirar Macabéa de La Mancha desde que comecei a sentir, falar, respirar através da leitura, sabe? Nós somos um pouco de tudo que vivemos, que nos rodeia, que nos alcança o coração, então eu sou Macabéa de La Mancha desde que sou gente e com o tempo e leituras e releituras vividas aprendi e escolhi ser assim.
Danny: Se arrepende mais do que fez ou do que não fez? Do que não fiz
Danny: Desde quando você escreve poemas? Desde os 13 anos, eu acho. Não sou muito boa em contar o tempo.
Danny: Quais são as 5 pessoas mais importantes para você na vida? Não gosto deste tipo de ‘colocação’. Muitas pessoas são importantes na minha vida de formas diferentes. Mas pra não te deixar sem nenhuma resposta - posso dizer que minha avó é uma pessoa extremamente essencial pra mim.
Danny: Um defeito e uma qualidade? Sou desastradamente desorganizada (assim, dois defeitos mesmo) e simpática.
Danny: De onde você consegue tanta inspiração? É que eu vejo poesia nas coisas do dia-a-dia, no olhar das pessoas, nas coisas que faço, e imagino muito! Acho que a inspiração vem da sensibilidade juntamente à observação e imaginação.
Danny: Como você se descreve em 3 palavras? Flor-estrela-Moinho de vento (Acabei citando símbolos de três elementos – terra, água e ar. Definitivamente não sou fogo?! Rsrsrs)
Danny: Se você pudesse fazer um desejo, qual seria? Desejos... Acho que sou feita deles! Mas tem um que eu não me esqueço – Quando eu tinha uns 10 anos a professora de redação pediu para que a turma escrevesse sobre um desejo, e eu escrevi que queria morar numa cidade onde ninguém ficasse desempregado, com frio ou fome, nem sozinho. Fiz um desenho lindo e um projeto bem autossustentável – Era um lugar bonito, com muitas flores. Uma igrejinha simples no centro, casas de cores diferentes, em cada quintal uma horta bem farta, e um galpão de artesanato, no qual os moradores mais idosos se reuniam aos mais jovens para criar e recriar coisas que pudessem ser utilizadas no dia-a-dia. Na época eu não sabia, mas estava me referindo à vivência em comunidade. Queria que o mundo fosse uma grande comunidade justa, livre e fraterna!
Danny: Uma música que te define? Acho que nada me define (não gosto muito de definições, pois sou ‘de lua’), mas algumas músicas expressam bem o que sinto. Uma das minhas preferidas é Parabólica de Engenheiros do Hawaii.
Danny: Qual seu maior sonho? Acho que meu maior sonho está expresso na pergunta do desejo! :D
Danny: Porque você se tornou poeta? Na verdade, poetisa. Não escolhi ser poetisa, acho que a poesia me escolhe. Ela – a poesia – me bate à porta e eu abro, sabe? Não é questão de mérito, mas de humildade. Quando o ego quer falar mais alto e eu até penso em ‘enfeitar’ algum verso, a poesia não acontece.
Danny: quais os escritores, poetas, ou artistas em geral da atualidade que você considera como sendo admiráveis a ponto de citar? Da atualidade? Bem... não que não existam grandes artistas da atualidade, mas é que só se sabe que uma obra é verdadeiramente arte quando as traças do esquecimento não a corrói... Posso citar Chico Buarque – ele tá lançando um cd novo agora; Wagner Moura - Você conhece alguma coisa que ele tenha feito ou esteja fazendo que não seja de qualidade?; João Falcão – Adoro o cinema que ele faz; Grupo Galpão
de Teatro – perfeito; Antônio Francisco – o poeta da Lagoa do Mato. No mais, como dizia Belchior na canção que Elis magistralmente cantava em ‘Como os nossos pais’: - “Nosso ídolos ainda são os mesmos...’


ATENÇÃO: Quem gostou da entrevista e quer conhecer o blog dela e suas poesias não vão se arrepender aqui esta o link: http://www.macabeadelamancha.blogspot.com/

Nenhum comentário: